Centro de custos

O centro de custo é uma maneira de organizar uma empresa em vários setores, cada um deles com sua parcela de responsabilidades operacionais, econômicas e financeiras.

Todos os centros de custos juntos representam a empresa como um todo, mas cada um possui sua independência quando comparado com o outro.

O centro de custo serve para deixar os diversos setores de uma empresa com mais autonomia, dividindo-a em diversos pequenos setores, e estes serão responsáveis tanto pela geração de receitas quando pelo controle nas despesas.

Confira algumas vantagens do centro de custos:
  • Produtividade da empresa: Ao aplicar o uso do centro de custos, é possível entender melhor como todas as atividades são realizadas e, assim, tomar decisões mais assertivas e eficientes na gestão financeira da empresa;
  • Redução de despesas: Com a fragmentação da empresa em departamentos através do centro de custo, fica mais fácil gerenciar as despesas e assim evitar as limitações na produção de melhores resultados;

Como vimos, o uso do centro de custo é de extrema importância para se identificar as áreas da empresa que necessitam de maiores investimentos, aquelas que se destacam no faturamento ou até as que estão dando prejuizo e precisam de uma maior atenção. Conte com o Cronos para te ajudar a criar seus centro de custos e administrar cada vez melhor sua empresa.